Data: 20/02/2023 - Escrito por: Eduarda Salazar - Imagem: Divulgação/Decom

//Alunos da rede municipal de Criciúma participam de torneio de robótica em Itajaí

Ao todo, 18 estudantes representaram o município na competição

Após um ano de muitos estudos durante os encontros nos Clubes de Robótica, os alunos da rede municipal de Criciúma participaram na última quinta (16) e sexta-feira (17) do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge, em Itajaí. A competição envolve um processo de aprendizagem colaborativa, em que os estudantes e professores utilizam conteúdos de ciência da natureza, matemática e linguagens para resolver problemas cotidianos. O tema desta temporada foi Superpowered, propondo aos estudantes projetos ligados a energia. A participação dos alunos no campeonato é fruto de um trabalho desenvolvido nas instituições de ensino em parceria com o Sesi Senai.

“Ficamos muito felizes com o desenvolvimento dos nossos alunos. Foi um trabalho realizado em parceria com várias instituições, por meio do projeto Clube de Robótica, onde alguns estudantes foram preparados para participar desse torneio. Nossos alunos já são vitoriosos por toda dedicação e por estarem representando o município”, ressaltou o secret
ário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso.

Ao todo, 18 estudantes representaram o município de Criciúma na competição, divididos em duas equipes, a Storm e Scorpions, formadas por estudantes do ensino fundamental. Os dois grupos competiram com outras 34 equipes, representadas por demais municípios de Santa Catarina.

Durante os treinos, os estudantes eram estimulados a buscarem soluções para problemas envolvendo a geração de energia, tema do torneio da temporada 2023. Além disso, as equipes precisaram desenvolver e programar um robô, para que ele pudesse cumprir os desafios previstos para esta temporada. “Em paralelo
às capacidades técnicas, os estudantes foram estimulados a aprimorar habilidades socioemocionais, como a empatia e o trabalho em grupo”, afirmou a coordenadora pedagógica geral da Secretaria de Educação de Criciúma, Gislene dos Santos Sala.

Clubes de robótica

Os Clubes de Robótica são executados em escolas da rede municipal de ensino, nos quais participam alunos do ensino fundamental e anos finais. Os encontros acontecem uma vez por semana, no contraturno escolar, com duração de 3h/aula. As salas de aula onde as aulas acontecem são equipadas como impressoras 3D, televisores de 65 polegadas, computadores, data shows, projetores, caixa de som e kits arduinos, que proporcionam uma imersão aos estudos ainda maior aos alunos.