Protocolos
As palestras ofertadas pela educação ambiental podem ser acessadas na cartilha abaixo.
Cartilha de Educação Ambiental
Meliponário
Meliponário é a criação racional das abelhas sem ferrão (ou abelhas nativas), é uma atividade que tende a crescer, trazendo benefícios econômicos e ambientais. Essas espécies polinizam a flora nativa, as lavouras e os pomares, contribuindo para a produção de alimentos e para a manutenção da biodiversidade vegetal. Sua produção de mel, própolis e cera, apesar de inferior em quantidade à das abelhas com ferrão desperta um grande interesse pelas características medicinais.
Em uma parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) o meliponário foi inaugurado (18/06/2018). Em 2023, o mesmo foi reativado com a parceria da AMERC (Associação de Meliponicultores da Região Carbonífera), Juliano Mazzucco (presidente da AMERC), Henrique Bonetti e Danir, com a doação de espécies de mandaçaia e mais 4 das caixas de abelhas. Ao todo estão instaladas 5 caixas de abelhas contendo 3 espécies nativas: Mirim, Mandaçaia (Melipona Quadrifasciata) e Jataí (Tetragonisca Augustula).
Projeto Aromas na escola
Uma parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Diretoria Municipal de Meio Ambiente realiza este projeto que busca disseminar o aprendizado sobre as técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas e incentivo à alimentação saudável.
Para alcançar este propósito, o de alfabetizar ecologicamente a comunidade escolar, é que estamos propondo um trabalho que será executado durante o ano escolar. Cada escola apresenta uma realidade diferente da outra, tanto em relação ao quadro funcional, às séries envolvidas, à organização da alimentação, quanto à própria área disponível. Estas diferenças poderão alterar o grau de envolvimento e desenvolvimento do projeto. No entanto, independente da condição de cada escola, as ações norteadoras serão divididas em quatro áreas:
* Cheiro de Terra: saúde do solo, compostagem e cores da terra;
* Cheiro de Comida: nutrição, cultivo de hortaliças, frutíferas e plantas aromáticas;
* Cheiro de Flor: ensinamento sobre características florísticas e polinização;
* Cheiro de Chá: resgate e cultivo de plantas bioativas;
Projeto Faunativa Criciúma
O Projeto Faunativa Criciúma nas escolas busca divulgar a diversidade de animais silvestres em Criciúma e região, especialmente mamíferos que habitam nossos fragmentos florestais.
Percebeu-se a existência de uma gama valiosa de registros da fauna no arquivo da Diretoria de Meio Ambiente, e assim, foi se desenvolvendo um estudo mais detalhado de fauna silvestre no município, a partir da instalação de câmeras de infravermelho nas matas. A vulnerabilidade a qual estão sujeitos nossos animais e as problemáticas ambientais encontradas no decorrer do processo são alguns temas abordados nas palestras.
Muitas pessoas procuram à Diretoria, os fiscais ou até mesmo nosso Instagram diariamente, com fotos e curiosidades sobre os animais. Algumas ficam surpresas ao saberem que existem animais, como a irara, próximo a nós, pois nunca viram. Diante disso, desenvolvemos um projeto de educação ambiental, pois sentimos que seria interessante fazer um conteúdo próprio para apresentar as nossas crianças.
Quer conhecer mais sobre o projeto?
Projetos de Educação Ambiental
• Projeto de Educação em Escolas Municipais com Foco na Preservação de Rios
• Projeto Aromas na escola
• Jogue Limpo com a Cidade
• Oficina de Compostagem Doméstica
• Projeto Faunativa Criciúma
• Compostagem doméstica
PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS