Os parques de Criciúma no incentivo ao lazer, saúde e esporte

Fundação Municipal de Esportes passa a administrar o Parque das Nações e o Parque dos Imigrantes, enquanto o Parque Centenário passa pelos primeiros trâmites para revitalização

Data: 31/01/2019 Última Atualização: 2019-01-31 19:12:10 Texto: Jhulian Pereira Foto: Arquivo/Decom

Melhorar a qualidade de vida das pessoas, disseminar as práticas esportivas e buscar eventos para beneficiar os criciumenses. Essas são algumas das metas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, que passa a administrar duas das maiores áreas de lazer do município: o Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, e o Parque dos Imigrantes, no Distrito do Rio Maina. O decreto que cede os locais públicos à entidade esportiva foi publicado nesta quinta-feira (31), no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da Administração Municipal.

A FME de Criciúma tem a responsabilidade de gerir, zelar e conservar as duas áreas de lazer. “Construímos o Parque das Nações e o Parque dos Imigrantes para as famílias. São lugares que estimulam hábitos saudáveis e recebem muitas pessoas no dia a dia”, comenta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. “É preciso manter os dois parques conservados, com ações do poder público e com o apoio de cada morador. Nós acreditamos que nas mãos da FME os locais vão ficar ainda mais agradáveis e acolhedores. Os parques estimulam a prática esportiva, geram saúde e permitem que o cidadão viva melhor”, complementa.

De acordo com o presidente da FME de Criciúma, Nícola Martins, a entidade esportiva trabalha na elaboração de projetos para massificar a realização de eventos nos locais. “As pessoas que frequentam os parques têm a chance de utilizar vários equipamentos esportivos. E, além de continuar incentivando a prática de esportes, nós pretendemos usar o Parque das Nações e o Parque dos Imigrantes como áreas para eventos em Criciúma. Vamos trabalhar para realizar os grandes eventos da cidade nos locais”, afirma.

Martins ressalta que a parceria entre Administração Municipal e empresas privadas será fundamental para o desenvolvimento de iniciativas que beneficiem os usuários das áreas de lazer. “Hoje os recursos do poder público são direcionados, principalmente, para áreas prioritárias, como Saúde, Educação, Infraestrutura e Assistência Social. Nós vamos procurar empresas parceiras para investir em eventos esportivos e no esporte de Criciúma, mostrando a elas os benefícios que isso gera para a cidade e para a própria empresa, que vai utilizar os espaços, agir e deixar um legado para os criciumenses”, explica. 

Melhorias no Parque Centenário

Além do Parque das Nações e do Parque dos Imigrantes, a prefeitura quer revitalizar mais um espaço para benefício dos criciumenses. Já iniciara os trâmites licitatórios para realizar melhorias no Parque Centenário, no bairro Santa Bárbara. Oito empresas apresentaram propostas para revitalizar o local, sendo que três empresas foram inabilitadas e cinco habilitadas, conforme ata publicada no DOE do Governo de Criciúma. As entidades têm cinco dias úteis para apresentar recurso na Diretoria de Logística da Administração Municipal.

Para revitalizar a pista de caminhada, ciclovia e construir quadras poliesportivas, serão investidos aproximadamente R$ 800 mil, provenientes do Governo Federal, através do Ministério do Esporte, viabilizados via emenda parlamentar do deputado federal Ronaldo Benedet. “Neste primeiro momento, vamos revitalizar os equipamentos esportivos. Depois, haverá processos licitatórios para cercar o parque, melhorar a iluminação, revitalizar o paisagismo e construir novas calçadas”, conta a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

Site desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação