FME: calendário definido e foco na revelação de novos talentos

Fundação já confirmou participação em competições tradicionais no Estado para o ano de 2019

Data: 29/01/2019 Última Atualização: 2019-01-29 11:59:13 Texto: Decom Foto: Arquivo/Decom

Com a definição dos calendários esportivos de 2019, a Fundação Municipal de Esportes (FME) começa a colocar em prática o planejamento para o novo ano. De olho em todas as possibilidades existentes para o fomento do esporte de base, como projetos sociais e rendimento, e com foco no descobrimento de novos talentos.

Ana Cláudia Lemos, do atletismo, Bruna Alexandre, do tênis de mesa. Dois talentos de Criciúma projetados para o mundo. Dois exemplos do potencial esportivo criciumense. “A FME deve ser a base para que os nossos atletas se desenvolvam e para que, por meio do esporte, possamos dar uma opção aos nossos jovens”, explanou o presidente da FME, Nícola Martins.

Na expectativa de repetir feitos como esse, a FME já confirmou a participação em competições oficiais, organizadas pela Federação Catarinense de Esporte (Fesporte). Entretanto, o calendário inicia em maio, com a experiência entrando em jogo. Os Jogos da Terceira Idade (Jasti) serão realizados em Gaspar, uma preparação para a edição que acontece em Criciúma em 2020. “Vamos acompanhar o Jasti de 2019 e trabalhar muito para que em 2020 a edição de Criciúma seja histórica, como nunca se viu”, ressaltou Nícola.

Focando em ações de parceria público privada, a FME buscará apoiadores para a realização de eventos das modalidades em Criciúma. No mês de março, a cidade recebe uma etapa do campeonato estadual de xadrez, que será realizado em um shopping de Criciúma, sem qualquer ônus financeiro ao município.

“Vamos colocar nossa equipe à disposição para divulgação e mão de obra. O custo do evento será privado. Antigamente, esse custo era arcado pela FME e os eventos realizados um pouco distante da sociedade. Realizando em um shopping, podemos despertar, em uma criança que nunca viu uma partida de xadrez, o sonho de treinar e ser um campeão de xadrez”, completou.

Outra ação que está sendo planejada são os Jogos Entre Empresas, promovendo ações de integração por meio do esporte. “Temos ótimos equipamentos esportivos em Criciúma. Temos empresas que incentivam o esporte e vamos fomentar para que tenhamos jogos entre empresas. Vamos começar com poucas modalidades e a expectativa é que, anualmente, cresçamos”, destacou.

Calendário da Fesporte

Em junho, os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) de15 a 17 anos, serão em São Miguel do Oeste. Em julho, será a vez de Rio do Sul receber os Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Em agosto, Curitibanos sediará os Jogos Escolares de 12 a 14 anos. A Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) será em setembro, em Videira, e os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em outubro na cidade de Caçador. O calendário da Fesporte finaliza em novembro, quando as cidades de Indaial, Timbó e Pomerode receberão os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Site desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação